sexta-feira, 28 de junho de 2013

Brilho nos olhos




São muitas as pessoas que desistem de seus objetivos, acham que podem caminhar sem planejar, dizem até que não conseguem que não acreditam mais e que já perderam as esperanças.


Nas palestras que ministro sempre digo que cada um é especial, e é capaz de vencer qualquer obstáculo, mas friso também que é importante acima de tudo acreditar e ir em busca da realização dos sonhos.

E em uma destas palestras, em um município vizinho, um fato me chamou à atenção, eu dizia que devemos lutar pelos nossos sonhos, que é preciso perseverar, sempre afirmando que cada um é especial. Ao terminar uma moça me procurou dizendo que para ela as coisas eram muito difíceis, morava longe da escola, acordava cedo para trabalhar e por isso, quando terminasse o ano letivo não voltaria mais a estudar. Então, um tanto quanto sem graça, afinal, eu havia ficado uma hora falando sobre motivação, perguntei àquela garota se não sonhava em fazer uma faculdade, e ela, sem brilho nos olhos respondeu que as dificuldades encobriram seus sonhos. Desviei os olhos para o horizonte e curioso perguntei: “Quando você sai para viajar o cansaço é mais visível na saída ou quase alcançando o seu destino? Com uma ruga de incompreensão na testa ela me respondeu a segunda opção. Expliquei então que em grandes percursos é natural você sentir-se cansado, mas que tudo é superado quando no horizonte vislumbramos a chegada.

Mesmo assim não satisfeita ela continuou, disse que quando contava seus sonhos para algumas pessoas estas diziam que ela não iria conseguir, tudo era muito difícil. Eu já decepcionado por ver alguém tão jovem enxergar a vida sem perspectiva respirei fundo, expliquei que só ela deveria lutar pelos seus sonhos, mais ninguém, e se não lutasse quem iria colocar a cabeça no travesseiro e lamentar seria ela mesma. Quando completei esta fala observei que agora havia brilho naqueles olhos. Talvez nem tudo estivesse perdido.

E para minha surpresa, há um mês recebi um convite: àquela moça que me deixou sem graça ao final de uma palestra se formaria em pedagogia, e fazia questão que eu estivesse presente em sua colação de grau.

Sonhar é preciso, mas acreditar e lutar pelos seus sonhos é imprescindível.

                                                                                               Marcos Bento

Nenhum comentário: